Notícias

A utilização de uniforme no posto de combustíveis padroniza o atendimento e reforça a segurança dos funcionários. Mas e o uso de bermuda na revenda, pode ou não pode?

Publicidade

Os trabalhadores em postos devem utilizar uniformes com o maior teor de algodão possível. Conforme o professor da Escola de Bombeiros do RS, coronel da reserva Sérgio Pastl, os auditores, que elaboraram a Portaria nº 1.109, reforçaram a necessidade de uso de calças. “Um creme protetor seria uma alternativa, mas sairia mais caro”, avalia. Segundo ele, os funcionários não devem usar bermudas, pois ficaria difícil para a administração do estabelecimento fiscalizar a aplicação correta dos cremes do tipo EPI e geraria um passivo.

Já a equipe da empresa Ativa – Medicina e segurança do trabalho lembra que, em um posto de combustíveis,existem pequenas quantidades de partículas de agentes químicos no ar, geradas pela manipulação constante de combustíveis. E, por serem mais pesadas que o ar, essas partículas normalmente se concentram mais próximas ao chão, na altura das pernas.

Como os funcionários das revendas atuam grande parte dodia nestes ambientes, terão um contato maior da pele com estas partículas no decorrer da jornada de trabalho, servindo a calça, por este motivo, como agente neutralizante deste fator de risco. A vestimenta evita ocontato direto entre pernas e agentes químicos, sendo essencial para os trabalhadores de postos de combustíveisdevido ao tempo prolongado de permanência no local.

Outra recomendação da Ativa é para os demais trabalhadores das revendas, que fazem alguns acessos às áreas de pista, que também precisam estar adequadamente protegidos contra o risco de agentes químicos, sendo indicado o uso de calças compridas de algodão durante a jornada de trabalho.

Ativa – Medicina e segurança do trabalho é uma das parceiras do Clube do Associado do Sulpetro. São mais de 30 empresas oferecendo produtos e serviços com vantagens aos sócios do Sindicato.