
Conheça a nossa história

20/01: Osório, no Litoral Norte, foi a cidade escolhida para a primeira edição do evento “Junto com o Revendedor” de 2023. A iniciativa contou com a presença de empresários da revenda da região para o repasse de informações relevantes e que impactam na gestão dos negócios.

18/07 – O Sulpetro recebeu a recomendação para a recertificaçãoa pela Norma ISO 9001:2015 pelo período de três anos. A auditoria foi realizada pela representante do ABS Quality Evaluation, organização credenciada para a realização do trabalho. Foi verificado se o Sistema de Gestão da instituição atende aos requisitos regulamentares, legais e contratuais aplicáveis da Norma.

13/01: A chapa, liderada pelo revendedor João Carlos Dal’Aqua, foi confirmada para a gestão do Sulpetro para período entre 2022-2026. As eleições foram realizadas, na sede da entidade, em Porto Alegre.

15/03: A Diretoria 2022-2026 toma posse, tendo como presidente o empresário João Carlos Dal’Aqua. Também integram a gestão os vice-presidentes Eduardo Pianezzola, Ildo Buffon, Gilson Becker, Márcio Pereira, Ciro Chaves e Claiton Luiz Tortelli.

19/04: O governo do Estado e a prefeitura de Porto Alegre, juntamente com o South Summit Brasil, entregaram os armazéns 4, 5 e 6 do Cais Mauá. As estruturas foram adequadas com o apoio da iniciativa privada e de entidades, entre elas, o Sulpetro. A entidade recebeu um mimo produzido com sobras do material utilizado na obra, como reconhecimento pela colaboração para a adaptação dos espaços.

22 e 23/09: Ocorre o 21º Congresso de Revendedores de Combustíveis da Região Sul ― Expopetro 2022, no Centro de Eventos do BarraShoppingSul, em Porto Alegre, reunindo os principais agentes do setor, empresários e autoridades, como o vice-presidente da República e senador eleito pelo RS, general Hamilton Mourão. É a primeira vez que uma autoridade desta magnitude prestigia o evento.

7/11: Com os bloqueios ocorridos nas rodovias, após a realização do segundo turno das eleições, o governo do RS cria o Gabinete de Crise para monitorar a situação e liberar as estradas. O Sulpetro passa a integrar o comitê, composto por diversas secretarias de Estado e instituições públicas.

8/11: Acontece a 10ª revisão anual do Planejamento Estratégico, no Instituto Ling, em Porto Alegre. O evento conta com a palestra “Panorama econômico pós-eleições: Brasil e Rio Grande do Sul”, ministrada pelo consultor Andreas Stampe.

6/12: As principais conquistas da revenda de combustíveis são destacadas no evento de confraternização de final de ano, na sede da entidade. A prorrogação das datas para implantação da recuperação de vapores nas bombas de gasolina e o acordo com o BRDE para que revendedores tenham linha de crédito para equipamentos de postos foram algumas das vitórias do Sindicato.

20/07: Em 20 de julho, uma live celebra o Dia do Revendedor, trazendo depoimentos de empresários do setor.

26/07: O Sindicato recebe a recomendação para a manutenção da certificação pela Norma ISO 9001:2015, sem apresentar qualquer não-conformidade nos processos.

Iniciando a retomada dos encontros presenciais, acontece, em 10 de agosto, a primeira reunião de Diretoria no sistema híbrido, com revendedores acompanhando o evento pela internet e outros, presencialmente.

13/11: Renovação do ISO 9001:2015 por mais três anos. Assim, estamos prontos para oferecer ainda mais a nossos associados e revendedores de combustíveis no Estado.

20/7: Live em homenagem ao Dia do Revendedor: primeira comemoração online da história do Sindicato e que ainda contou com a participação do Guri de Uruguaiana (Jair Kobe).

20/3: Criação do Comitê de Crise Sulpetro em função da pandemia do Coronavírus (Covid-19).

7/11: Conquista do troféu Mérito à Qualidade, do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP). O prêmio é um reconhecimento ao uso das metodologias baseadas nos Critérios de Avaliação e/ou Fundamentos da Excelência, MEG – Modelo de Excelência em Gestão, resultado em boas práticas que promovam a qualidade e a competitividade.

9 e 10/10: 20º Expopetro – Congresso de Revendedores de Combustíveis da Região Sul. O evento, no BarraShoppingSul (Porto Alegre), teve a participação de 40 expositores e a presença de 1.300 pessoas.

11/7: Renovação do ISO 9001:2015 por mais um ano.

25/10: Jantar de comemoração aos 60 anos do Sindicato. Revendedores, associados, parceiros e autoridades foram recebidos na Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre, para celebrar a data.

29/10: Aniversário de 60 anos de existência do Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes no Estado do Rio Grande do Sul.

12/7: Renovação do ISO 9001:2015 por mais um ano.

27/5 a 1/6: Participação do Gabinete de Crise do Governo do RS, como interlocutor entre revendas, distribuidores e forças de segurança na maior crise do setor no Brasil, em função da greve dos caminhoneiros.

15/3: Nova diretoria para o período 2018-2022 presidida pelo revendedor João Carlos Dal’Aqua.

Prêmio Qualidade RS, Troféu Bronze 2017.

1/3: A revista Posto Avançado, própria do Sindicato, ganha novo projeto gráfico e encarte especial para nossos associados.

Congresso Nacional e Latino-Americano de Revendedores de Combustíveis passa a ser realizado de dois em dois anos.

Conquista da Medalha Bronze do Prêmio Qualidade RS.

Adão Oliveira torna-se novamente presidente da organização.

Congresso Nacional de Revendedores de Combustíveis do Mercosul passa a ser chamado de Congresso Nacional e Latino-Americano de Revendedores de Combustíveis.
Novamente, jantar em homenagem ao Dia do Revendedor é promovido.

É inaugurada a primeira turma do MBA em Gestão do Varejo de Combustíveis no país.

Rebranding de nossa identidade visual.

1/9: Expopetro torna-se Congresso Nacional de Revendedores de Combustíveis e Congresso de Revendedores de Combustíveis do Mercosul.

É implantado o nosso Planejamento Estratégico.
Adão Oliveira assume a presidência da organização.

Após 200 edições, o jornal Posto Avançado é substituído pela revista de mesmo nome. O objetivo foi modernizar a comunicação com nosso público-alvo.
1/3: Adotamos a sigla Sulpetro.
19/10 a 4/12: Eleição de diretorias regionais por revendedores associados, no interior do Estado.

Primeira edição do Prêmio Coopetrol, como forma de homenagear e reconhecer os esforços de quem faz muito pela categoria, em três âmbitos: regional, nacional e internacional.

3/12: Inauguração de nossa nova sede, junto da Coopetrol, em Porto Alegre.

30/10: Fundação da Coopetrol: Cooperativa.

17 a 20/11: Fundação da Claec e elaboração da Carta de Porto Alegre II durante o II Sulpetro e o II Salão Gaúcho do Revendedor, no Hotel Plaza São Rafael. Com isso, ficou registrada a escolha pela liberdade de comércio, pela livre iniciativa e pelo livre mercado.

6 a 8/10: Realização do I Salão Gaúcho do Revendedor e do I Sulpetro: Encontro Estadual de Revendedores de Combustíveis, no Hotel Plaza São Rafael (Porto Alegre).

Aquisição de nossa primeira sede própria, na Rua dos Andradas, no Centro Histórico de Porto Alegre.

20/7: Fundação da Fecombustíveis (Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes) por 35 sindicatos patronais, para representar os aproximadamente 34 mil postos em todo o Brasil.

Fundação oficial do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis Minerais de Porto Alegre, hoje Sulpetro (Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes no Estado do Rio Grande do Sul).

5/11: 22 revendedores reúnem-se na então sede da Associação Profissional do Comércio Varejista de Combustíveis Minerais de Porto Alegre e votam para que a organização torne-se um Sindicato.

Visão de futuro
Ser reconhecida como entidade de referência na liderança dos interesses do comércio varejista de combustíveis e conveniências, valorizando os representados, colaboradores e parceiros, influenciando positivamente as políticas do setor.

Missão
Buscar condições para as empresas do comércio varejista de combustíveis e conveniências no Rio Grande do Sul a fim de gerar bons resultados, defendendo e desenvolvendo nossos representados.
Valores e princípios
Representatividade:
Atuamos na defesa da categoria, protegendo os interesses dos nossos representados.
Ética:
Demonstramos transparência e credibilidade, valorizando as boas práticas do setor.
Valorização da categoria:
Atuamos com respeito e comprometimento com os representados.
Sustentabilidade:
Defendemos o desenvolvimento econômico e socioambiental, qualificando as relações com as partes interessadas.
Resultados:
Valorizamos a excelência da gestão e a rentabilidade do setor que representamos.
Política da qualidade
Atender às necessidades e expectativas das empresas representadas, cumprindo a missão institucional, em busca da excelência pela melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade.
Revisão 02/Data: 06/12/2016

Programa de Qualidade

Prêmio Mérito à Qualidade, do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP): em 2017, recebemos o Troféu Bronze.
A iniciativa é um reconhecimento ao uso das metodologias baseadas nos Critérios de Avaliação e/ou Fundamentos da Excelência, MEG – Modelo de Excelência em Gestão, resultado em boas práticas que promovam a qualidade e a competitividade.