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Sulpetro realiza primeira reunião regional deste ano

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Na tarde de hoje (25), mais de 70 empresários e profissionais que atuam no segmento de postos de combustíveis participaram do evento on-line “Junto com o Revendedor”. Promovida pelo Sulpetro – sindicato que representa as revendas no Rio Grande do Sul –, a iniciativa teve transmissão via canal do YouTube e foi voltada para as regionais de Pelotas, Rio Grande e municípios vizinhos.

O presidente, João Carlos Dal´Aqua, falou sobre a necessidade da resiliência e da empatia atualmente, e agradeceu o interesse de todos, reforçando a mensagem de o Sulpetro ser uma instituição de apoio ao revendedor. O dirigente também comentou sobre as ações desenvolvidas em parceria com a Fecombustíveis relacionadas ao Decreto nº 10.634/2021, que obriga os postos a exibirem placa com a composição de preços.

“Não somos contra a transparência. É extremamente importante levar ao consumidor a informação. Porém, o posto é a ponta e alguns dados obrigatórios estão além da nossa capacidade”, argumentou. De acordo com ele, a preocupação é de que o consumidor, ou órgão, veja a placa e tire conclusões que não correspondem com a realidade, “pois ainda faltam dados da distribuição, por exemplo”. O Sulpetro segue realizando reuniões que buscam mudanças no decreto e gerem mais clareza.

A programação contou com a participação da pós-doutora em Psicologia Social e Institucional, Fabiane Machado, que palestrou sobre saúde mental. Ela destacou as mudanças nas rotinas dos brasileiros com a pandemia, a insegurança, a ansiedade e outros sentimentos que são comuns neste momento. “Temos a necessidade de estar vigilantes o tempo todo, mas isso acaba nos sobrecarregando.” A especialista aconselhou equilíbrio e o reestabelecimento dos acordos em todas as instâncias. “Repactuar com o sentido de cooperação”, disse, ao concluir que “enquanto há vida, há capacidade de mudança e transformação”.

O assessor jurídico Flávio Obino abordou as “Políticas de pessoal na pandemia” e ressaltou as ações realizadas pelo Sulpetro com acordos e negociações para apoiar os revendedores. Como exemplo, citou as convenções coletivas que permitiram a antecipação de férias, inclusive de períodos futuros. O advogado apresentou o dado de que, no ano passado, foram demitidos 2.283 empregados do setor. Citando os decretos relacionados ao controle da pandemia no Estado, ele recomendou que, mesmo não sendo obrigatória a medição de temperatura para frentistas, se realize o controle. “Se o empregado apresentar algum sintoma, que seja afastado e que se faça a testagem”.

Os decretos de funcionamento das atividades econômicas neste período foram os temas do assessor jurídico Cláudio Baethgen. Ele esclareceu alguns pontos do Sistema de Distanciamento Controlado e relembrou que o funcionamento da pista não é proibido em qualquer cor de bandeira, pois o setor tem um órgão regulador. “Como a atividade é híbrida, tem serviços paralelos, a loja de conveniência é uma das mais conhecidas. Com a bandeira preta, essa questão se acirrou”, falou, ao expor conflitos de regras entre os legisladores. A loja de conveniência é confundida com mercados ou lancherias. “Porém, ela é uma atividade acessória aos postos de combustíveis”, alertou.

O evento contou com o patrocínio da Linx, especializada em soluções tecnológicas em ERP, PDV, digital, autoatendimento, delivery, entre outros. Associados do Sulpetro têm benefícios ao contratar os serviços da empresa.