Notícias

Sulpetro promove evento para postos no Litoral Norte

Publicidade

Osório, no Litoral Norte, foi a cidade escolhida para a primeira edição deste ano do evento “Junto com o Revendedor”. Promovida pelo Sulpetro, a iniciativa aconteceu hoje (20) e contou com a presença de revendedores da região para o repasse de informações relevantes e que impactam na gestão dos negócios.

O presidente João Carlos Dal’Aqua recepcionou os empresários e falou sobre impostos, legislação e o cenário do setor, destacando a relevância de contar com o apoio de uma entidade forte como o Sulpetro.

As mudanças recentes do eSocial foram pautas do diretor de Meio Ambiente do Sulpetro, engenheiro de Segurança do Trabalho, Vinicius Fara. Registro e prazos para informação de eventos de Saúde e Segurança do Trabalho, cuidados com inconformidades, entre outros itens, foram esclarecidos pelo especialista. O cruzamento de informações pelo sistema garante a fiscalização integral, comentou Fara ao exemplificar as penalidades pelo descumprimento das regras.

O consultor contábil e fiscal Celso Arruda abordou sobre ICMS, tributos federais, isenção de PIS/Cofins e a opção tributária para este ano. Ele ressaltou que o segmento dos postos requer contabilidade especializada e atenta às mudanças. “O ICMS poderá sofrer aumentos diferenciados entre a gasolina e os demais combustíveis, pois ela ficou fora do teto fixado pelo Congresso”, afirmou.

As alterações na venda de produtos com a Substituição Tributária e o impacto para as lojas de conveniência foram destacadas pelo consultor do Grupo Método, Márcio Paris.

Maurício Fernandes, assessor jurídico ambiental, falou sobre a Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental. O especialista explicou que a taxa cobrada dos postos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) mostrou-se desproporcional ao longo dos anos e pode ser questionada.

Os participantes da reunião-almoço concorreram a uma automação de bomba modelo Horustech de fabricação Companytec no valor de R$ 8.000,00. O ganhador foi Postos Fagundes.

O evento teve o patrocínio de MK Assessoria de Crédito, Wertco, Companytec e Databoff.