Notícias

Sulpetro promove evento on-line para empresários das regionais Osório e Torres

Publicidade

Mais de 100 participantes receberam informações relevantes sobre temas que impactam na gestão dos negócios durante a reunião regional virtual promovida pelo Sulpetro na tarde de hoje (29). Com foco nas regionais Osório e Torres, o evento “Junto com o Revendedor” teve transmissão pelo canal do YouTube do Sindicato (https://bit.ly/3xzAKFI).

O presidente João Carlos Dal’Aqua ressaltou a importância das pessoas. “Se nossos negócios são essenciais, nós somos muito mais”, alertou, ao destacar as flexibilizações nas aberturas dos setores econômicos e recomendar a conscientização quanto ao cumprimento dos protocolos. “Não podemos abrir mão dos nossos funcionários, é preciso conscientizar o cliente, não permitir que nossos negócios sejam foco de contaminação”, disse. O dirigente ainda comentou sobre o cenário do setor, especialmente das revendas localizadas no Litoral Norte do Estado. “O ano será decisivo para a região e estamos com esperança de corrigirmos algumas distorções na tributação em relação ao estado vizinho.”

“Estresse e fatores de proteção nas empresas” foi o tema da fala da doutora em Psicologia e psicoterapeuta Circe Petersen. Rede de apoio social foi a ferramenta enfatizada por ela para o atual momento vivido por todos. “Os humanos se constituem com a muita necessidade de aproximação, conexão”, constatou, ao relatar sobre os tipos de estresse: agudo, intermitente e crônico.

“As emoções não são problemas, são avisos e com eles vamos entrar em processo de luta e fuga”, afirmou. A especialista destacou alguns alertas como o fato de que 46% dos jovens adultos já apresentam problemas de saúde mental, um público que pode ser funcionário dos postos ou filhos dos empresários. Circe sugeriu que as pessoas busquem estar presentes, tenham atenção plena e saiam do “piloto automático”. A psicoterapeuta indicou a respiração profunda, a meditação laica e a conexão humana. “Isolamento é físico e não social.”

As novas medidas do Governo Federal foram pautas do assessor jurídico Flávio Obino Filho. Publicadas nesta semana, as Medidas Provisórias 1.045 e 1.046 tratam do enfrentamento da pandemia em relação à manutenção de emprego e geração de renda. O programa do novo benefício emergencial restabelece a possibilidade de redução de jornada e salários, e suspensão de contrato de trabalho. Assim, o empregado recebe um benefício e o valor tem base no seguro-desemprego.

A medida não atinge a todos, mas o Sulpetro se antecipou, realizou negociação coletiva e a cláusula já está compatível com a decisão. Por isso, “todos os empregados das revendas são alcançados pelo benefício emergencial”, afirmou o advogado. Ele também explicou que a convenção coletiva já prevê outros pontos, como a flexibilização de férias, mesmo as que ainda não venceram. “Isso beneficia revendas e empregados.” Nas atividades essenciais, é permitido constituir um banco de horas negativas maior.

O assessor jurídico Cláudio Baethgen esclareceu pontos do Decreto no 10.634/2021, que dispõe sobre a divulgação de informações aos consumidores referentes aos preços dos combustíveis automotivos. Ele alertou que os revendedores devem usar o modelo da placa disponível pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e comentou sobre a insegurança com os dados informados, que causam confusão no entendimento dos consumidores.

O advogado ainda confirmou que, com a mudança de bandeira preta para vermelha em todo o RS, não ocorrem mudanças no atendimento das lojas de conveniência. “O decreto manteve proibição de atendimento ao público das 23h às 5h. Nesse período, deve ocorrer somente na operação delivery.” Nos finais de semana, a proibição acontece das 16h às 5h.

O evento contou com o patrocínio da Linx, especializada em soluções tecnológicas em ERP, PDV, digital, autoatendimento, delivery, entre outros. Associados do Sulpetro têm benefícios ao contratar os produtos e serviços.