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Sindicato conquista certificação para ISO 9001

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O Sulpetro obteve, nesta semana, a certificação para a Norma ISO 9001:2015. O principal benefício da conquista é oferecer melhores serviços aos associados do Sindicato e aos revendedores de combustíveis do Rio Grande do Sul. A nova versão da norma pretende que as necessidades e expectativas dos clientes sejam atendidas e isto cria dois compromissos; um do cliente, em defini-las, e do Sindicato, de avaliar o atendimento.

“São ações que procuram estreitar ainda mais o relacionamento com a categoria varejista de combustíveis, oferecer novos serviços aos associados e reconhecer experiências de empresários bem-sucedidos no setor”, comenta o presidente Adão Oliveira. Ele relembra que desde o mês de outubro do ano passado, o Sulpetro estava se preparando para detalhar e documentar todos os processos internos que envolvem a entidade.

São quatro processos principais: atendimento, representatividade, produtos/serviços, capacitação e eventos, e outros cinco de apoio: comunicação, administrativo/financeiro, gestão de provedores, recursos humanos e avaliação dos serviços. Todos os procedimentos foram detalhados e cumpridos conforme as descrições até a auditoria de certificação da ISO 9001:2015, que ocorreu nos últimos dias 3, 10 e 11 de julho.

Além de se submeter à certificação da ISO, o Sulpetro apresenta uma diferença nesta avaliação: como o Sindicato quer ter uma gestão modo mais abrangente, foram incluídos, no escopo da norma, todos os processos — os da atividade meio (financeiro, eventos) e os da atividade fim (representatividade).

ISO é a sigla de International Organization for Standardization, ou Organização Internacional para Padronização, em português. A ISO é uma entidade de padronização e normatização e foi criada em Genebra, na Suíça, em 1947. Ela pretende ajudar empresas e organizações a integrarem, com maior facilidade, a totalidade ou parte de seus vários sistemas de gestão para alcançar um sistema de gestão verdadeiramente unificado.