Notícias

Reunião de Diretoria debate monofasia, Expopetro e cenário do setor

Publicidade

As recentes mudanças tributárias sobre os combustíveis foram discutidas, na tarde desta terça-feira (5), durante reunião de Diretoria do Sulpetro. No encontro, que ocorreu de forma híbrida, o advogado tributarista Thiago Tobias esclareceu dúvidas dos revendedores sobre a redução de impostos na gasolina e no diesel. “Foi uma medida mais política”, comentou o profissional. Ele explicou que, diferentemente da gasolina, no diesel há monofasia no caso do ICMS.

Outro tema da reunião foram os preparativos para a Expopetro 2022, que acontece nos dias 22 e 23 de setembro, no BarraShoppingSul, em Porto Alegre, abordado pelo presidente do Sulpetro, João Carlos Dal’Aqua. “Esta feira é decisiva na nossa retomada. Estamos trabalhando intensamente na programação do Congresso, já com diversas parcerias fechadas”, detalhou. Ele salientou que associados não pagam inscrição no evento e que têm direito a levar um acompanhante gratuitamente.

A realização de reuniões regionais presenciais também foi lembrada por Dal’Aqua. No primeiro semestre deste ano, a entidade promoveu encontros nas cidades de Palmeira das Missões, Cruz Alta e Pelotas. O próximo será promovido no dia 16 de agosto, em Santa Maria.

O grupo abordou ainda o andamento de proposta, na Câmara dos Deputados, que revoga a lei permitindo o funcionamento de bombas de autosserviço operadas pelo próprio consumidor nos postos de combustíveis no Brasil. O projeto – de autoria de sete deputados federais − foi rejeitado, recentemente, pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da instituição.