Notícias

Reunião de Diretoria debate Expopetro e limite para tarifas de cartões

Publicidade

Os resultados positivos obtidos durante a realização da Expopetro 2022 ― que aconteceu no mês de setembro, em Porto Alegre ― foram abordados na reunião de Diretoria do Sulpetro, na tarde desta terça-feira (18), na sede da entidade. “Os expositores ficaram contentes com o evento totalmente voltado para a revenda de combustíveis, com a possibilidade de prospecção de negócios, além das palestras, que estiveram lotadas pelo público”, avaliou o presidente da instituição, João Carlos Dal’Aqua. Ele afirmou também que iniciativas como o Congresso servem como um momento de reflexão para os empresários, já que, na maioria das vezes, os revendedores despendem a maior parte do tempo de trabalho focados na rotina do posto.

Outro tema discutido no encontro foi a resolução do Banco Central, que passou a estabelecer limites para a cobrança da tarifa de intercâmbio (TIC), remuneração paga às operadoras de cartões, a cada transação, pelo comerciante. Segundo o assessor jurídico do Sulpetro, Felipe Goidanich, a nova norma determina o limite máximo de 0,5% sobre qualquer transação de cartões de débito e de 0,7% nas operações de cartões pré-pagos. “É uma melhoria pequena, mas o revendedor só tem a ganhar”, comentou o advogado. A resolução entra em vigor a partir de 1º de abril de 2023.

Ao final da reunião, Dal’Aqua convidou os diretores para a revisão anual do Planejamento Estratégico do Sulpetro, que ocorrerá no dia 8 de novembro, a partir das 8h, no Instituto Ling, na Capital. “Esta é a décima revisão que estamos promovendo”, lembrou o dirigente.