Notícias

Reunião de Diretoria aborda cuidados com qualidade dos combustíveis, após enchentes, e eventos da entidade

Publicidade

As orientações sobre como devem proceder as revendas de combustíveis, instaladas nas áreas atingidas pelo ciclone extratropical no Rio Grande do Sul, na semana passada, foram repassadas aos empresários, na tarde de hoje (12), durante reunião de Diretoria do Sulpetro. No encontro híbrido, o assessor jurídico da entidade Cláudio Baethgen destacou que os postos devem fazer teste de não conformidade dos combustíveis, já que, diante da gravidade das enchentes, há a possibilidade de contaminação dos produtos. “É muito provável que tenham ocorrido contaminações nos tanques daquelas localidades, por conta da força das águas e dos detritos gerados”, salientou o advogado.

Baethgen acrescentou que, se algum produto estiver fora de especificação, o estabelecimento deve interditar a bomba, “pois a responsabilidade objetiva é do posto”. De acordo com ele, mesmo que não tenha ocorrido algum vazamento ou contaminação dos combustíveis em estoque, há também a probabilidade de os produtos estarem fora de especificação devido ao tempo de armazenamento nos postos.

“Queremos prestar nossa solidariedade às vítimas das regiões afetadas pelas enchentes”, disse o presidente do Sulpetro, João Carlos Dal’Aqua, aos diretores. Ele manifestou o desejo de que as comunidades possam se reestruturar o mais breve possível “e trazer, novamente, o crescimento da revenda de combustíveis”.

O prazo para instalação do sistema eletrônico de medição de estoque para os postos em operação e que já possuem tanques de armazenamento, em condições com viabilidade técnica para instalação de sistemas de medição eletrônica, foi outro ponto lembrado na reunião. A partir de 21 de setembro próximo, as revendas têm que colocar os equipamentos.

Dal’Aqua convidou ainda os revendedores a participarem das próximas edições do “Junto com o Revendedor”, a serem realizadas nas cidades de Santa Maria, em 31 de outubro; e em Novo Hamburgo, em 28 de novembro. Além disso, reforçou o convite para integrarem a revisão anual do Planejamento Estratégico, que acontecerá no dia 29 de novembro, na Fecomércio-RS, na Capital.