Notícias

Reunião da Diretoria do Sulpetro debate temas que impactam o setor

Publicidade

Na tarde desta terça-feira (13), a Diretoria do Sulpetro reuniu-se para o encontro mensal que debate temas relevantes para o setor e define as estratégias da atuação da entidade. O presidente João Carlos Dal’Aqua recepcionou os revendedores e coordenou o evento, que aconteceu em formato híbrido. Entre as pautas, os indicadores orçamentários foram apresentados reiterando o cenário de estabilidade e boa gestão da instituição.

Os temas normativos foram comentados pelo assessor econômico José Ronaldo Leite Silva, o qual ressaltou o Projeto de Lei (PL) que tramita na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e aborda a obrigatoriedade dos postos em comunicarem os Procons e a Delegacia do Consumidor sobre qualquer alteração de preços nos combustíveis. “Trata-se de uma burocracia para as revendas, algo inócuo”, opinou o presidente. Além desse, outro PL tramita na casa e aborda sobre a publicidade quanto à diferença de valor entre etanol e gasolina, apontando a vantagem, quando houver, para o abastecimento. “Inconstitucional, pois isso deve ser feito pela ANP [Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil]”, resumiu Leite Silva.

O Planejamento Estratégico também foi tema em conversa. O diretor-executivo Ailton Rodrigues apontou os indicadores de resultados. Em maio, o Sulpetro alcançou aproximadamente 30% da base com associações, um percentual alto e inédito em sua história. Dentro da meta estabelecida, o associativismo registrou 105%. Outro destaque é a “Satisfação com o atendimento”, com 133% da meta atingida. Pelos registros, no mês passado, foram capacitadas 111 pessoas.

Dal’Aqua convidou os diretores para mobilizarem parceiros para participarem do curso desenvolvido em parceria com a Fundação Dom Cabral: “Jornada de transformação: empresários de alto desempenho”, dirigido a empresários e sucessores, com previsão de início em julho. O presidente também relembrou sobre o evento regional que acontecerá no dia 27 de junho, em Carazinho, e debaterá modificações do ramo nos últimos meses.

O retorno do Pis/Cofins na gasolina em 1º de julho próximo e alterações no sistema de precificação da Petrobras foram assuntos explanados. Dal’Aqua destacou a necessidade de entendimento de todas as mudanças de tributação. “Sobre a carga tributária, incluindo a Cide, estamos falando em reajuste superior de R$ 0,30”, disse. Para finalizar, o assessor jurídico Cláudio Baethgen analisou as ações desenvolvidas pelo Sulpetro junto aos Procons, em diferentes municípios gaúchos, para esclarecer informações sobre o segmento em relação aos movimentos de oscilação de preços.