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Primeiro posto com bomba de GNV exclusiva para caminhões é inaugurado no RS

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O Sulpetro participou, na manhã desta quarta-feira (17), do lançamento do projeto “Corredores Verdes”, da Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás), que busca garantir autonomia a caminhões movidos a GNV, no Rio Grande do Sul. Para marcar o início da atividade, foi inaugurado o primeiro posto com bombas exclusivas para veículos de grande porte, na Rede Buffon, em Eldorado Sul.

“Estamos juntos nesta rota, onde podemos contribuir, e estaremos em outras também”, comentou o diretor da rede, Ildo Buffon, empresa que está há 34 anos no mercado. Ele também chamou a atenção para a necessidade de mais incentivos fiscais, por parte dos governos, para que o consumo de energias renováveis possa crescer. “Temos que voltar a ter algo competitivo. Hoje, há isenção de IPVA para carro elétrico, mas não para o GNV”, alertou. Na avaliação de Buffon, é necessário juntar forças (de entidades, governos e empresários) e encontrar formas para que o GNV seja um produto competitivo no Estado.

Já o presidente do Sulpetro, João Carlos Dal’Aqua, revelou que, quando ocorreu a privatização da Sulgás, em 2022, havia a ideia de que a mudança de gestão da companhia traria maior amplitude da rede de postos que comercializa gás natural. “E é o que estamos vendo aqui, agora, com relação aos veículos pesados”, frisou o dirigente. Ele acrescentou que o mundo está passando por transformações, como as das novas energias, no qual o GNV terá muito espaço. “Não queremos ficar fechados em um pequeno mercado. E nosso maior intuito sempre foi de levar alternativas ao consumidor”, disse Dal’Aqua.

Para o CEO da Sulgás, Marcelo Leite, o corredor é uma rota estrategicamente desenhada, com pontos de abastecimento de GNV, oferecendo aos veículos pesados maior autonomia para rodar o Rio Grande do Sul, demais estados e países da região Sul. “Nós gostamos de fazer negócios e ajudar no desenvolvimento do RS, de forma conjunta. Este é só o nosso primeiro corredor”, afirmou Leite, referindo-se à operação que interliga o município de Eldorado a Canoas. Ele adiantou que o objetivo da Companhia é chegar a 12 postos com GNV frota pesada, em 2025. “Começamos por aqui, e ainda teremos Passo Fundo, Santa Maria e Pelotas”, elencou o CEO.

O projeto garante que os veículos movidos a GNV, usados para o transporte de cargas e escoamento da produção, possam transitar pelas principais rodovias gaúchas com autonomia e segurança, pois as bombas destinadas a veículos pesados têm a capacidade de abastecimento até três vezes mais rápido do que as próprias para veículos leves.