Notícias

Precisa cobrar uma dívida? Conte com o Sulpetro e os Cartórios de Protesto

Publicidade

Mais de 65% das dívidas são recuperadas em até 3 dias úteis.

Quase metade dos gaúchos atrasou alguma conta e 74% reduziram gastos no último ano, segundo estudo dos Cartórios de Protesto do Rio Grande do Sul. A boa notícia é que existem soluções fáceis e práticas. Empresas e credores em geral podem recorrer aos Cartórios de Protesto para notificar devedores e reaver valores a receber.

O convênio do Sulpetro com os Cartórios de Protestos do Rio Grande do Sul possibilita que as revendas cobrem dívidas com eficiência. Em média, 65% delas são quitadas em até três dias úteis. O serviço não tem anuidade, nem número mínimo de títulos a serem enviados e é desenvolvido para todos os portes de empresas. Uma das vantagens é que a cobrança de dívidas com até um ano de vencimento é gratuita.

A dica é que os credores cobrem o quanto antes, pois, dentre as dívidas pagas em até três dias úteis, 91% foram enviadas para cobrança em até 15 dias após o vencimento. “A dívida recente é mais fácil de ser lembrada pelo devedor. Por isso, quanto antes for cobrada, mais chances o credor tem de recuperação”, explica o presidente do Instituto de Estudos de Protesto do Rio Grande do Sul (IEPRO-RS), que representa os 298 Cartórios de Protesto do Estado, Romário Pazutti Mezzari.

Conforme dados dos Cartórios de Protesto, quase metade dos gaúchos acumula dívidas entre R$ 500 e R$ 2 mil. Independentemente do valor, na maioria dos Cartórios é possível parcelar a dívida – o que facilita para o devedor, que consegue arcar com as parcelas, e para o credor, que recebe o valor integral.

O método de cobrança de dívidas realizado pelos Cartórios de Protesto se destaca pela praticidade e agilidade. Os usuários não precisam sair do escritório ou de casa para cobrar os devedores, facilitando a rotina de quem tem que cuidar do seu próprio negócio.

“É possível encaminhar títulos pela internet em um ambiente seguro e com total controle, permitindo consultar a situação, gerar relatórios e cancelar protestos em poucos cliques. Tudo isso, em uma interface intuitiva e descomplicada”, ressalta Mezzari.

O primeiro passo para cobrar uma dívida é comprovar que ela existe. Para isso, o credor pode usar diversos tipos de documentos, como cheque, contrato, nota promissória, duplicata e confissão de dívida. A partir daí, o andamento do processo é dado pelo Cartório da cidade do devedor, que se encarrega de cobrar a dívida e seus custos.

Caso a dívida seja paga dentro do prazo, o valor é repassado para a conta bancária do credor no dia seguinte. Se não for quitada dentro de três dias úteis, entretanto, o título é protestado, e o inadimplente fica com crédito restrito.

Quitações realizadas após o título ser protestado devem ser pagas diretamente aos credores. Depois, quem tinha algo para receber deve fornecer uma Carta de Anuência – documento que pode ser gerado de forma online e gratuita – para que o devedor comprove que a dívida foi paga e acerte os custos de Cartório e solicite o cancelamento do protesto.

Outra grande vantagem do Protesto, para quem está preocupado com a saúde financeira da sua empresa e quer realizar uma análise de crédito dos seus clientes, é a ferramenta gratuita que permite consultar a existência ou não de restrição em um CPF ou CNPJ. Essa busca não tem limite de acessos e é feita com base nos dados dos Cartórios de todo o país.

 

Quer contratar?

(51) 3062.0745 ou contato@protestors.com.br

Saiba mais:

https://site.cenprotnacional.org.br/