Notícias

Pelotas recebe evento do Sulpetro

Publicidade

Nesta terça-feira (28), o Sulpetro promoveu a edição de junho do evento “Junto com o revendedor”. Pelotas, localizada na Zona Sul do Estado, foi a cidade escolhida para a troca de informações sobre o desenvolvimento dos negócios das revendas de combustíveis.

A reunião-almoço aconteceu na sede da Companytec, no bairro Areal. O presidente João Carlos Dal’Aqua recebeu os revendedores e falou sobre a importância do associativismo, citando algumas conquistas dos últimos anos. “Viemos com o objetivo de debater sobre caminhos, alternativas, para que possam tomar as decisões”, disse.

O dirigente ainda comentou sobre a mudança no percentual do ICMS e destacou que a entidade aguarda definição para verificar no impacto no setor. Dal’Aqua convidou os empresários para a Expopetro e antecipou parte da programação do evento, o qual acontecerá nos dias 22 e 23 de setembro, no Centro de Eventos do BarraShoppingSul, em Porto Alegre.

“Quando falamos em administração de postos, abordamos uma gama de atividades, as quais os que nos precederam não tinham que conviver.” A afirmação é do assessor jurídico Cláudio Baethgen ao ressaltar a complexidade da atividade. Ele expôs as portarias do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que definem adequações nas bombas com foco na recuperação de vapores. “O tema vai além da questão ambiental no Brasil, abrange relação no trabalho.”

Ele recomendou que os empresários se antecipem quanto às mudanças nas bombas, trocas ou adaptações. Conforme o especialista, existem dois sistemas que impactam nos negócios, pois são prazos diferentes e portarias que regram fatores distintos.

Maurício Fernandes, também da assessoria jurídica, abordou sobre legislação ambiental, taxa de cobrada pelo licenciamento e a Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental, entre outros temas. Ele orientou aos revendedores que consultem o Sulpetro sobre multas recebidas, autuações ou outras pautas relacionadas à agenda ambiental. “A prevenção sempre é mais barata”, alertou.

O consultor contábil e fiscal Celso Arruda explicou sobre a inserção do CPF dos clientes na nota fiscal para cumprir determinação da Secretaria da Fazenda e mudanças no sistema de Substituição Tributária.

Os participantes concorreram a uma automação de bomba modelo Horustech, fabricação Companytec. A premiada foi a Abastecedora 1200, de Rio Grande. O evento contou com o patrocínio de Wertco – Abastecendo Soluções, Companytec, Gasmed Equipamentos Ambientais e Databoff.