Notícias

Na defesa da revenda peruana

Publicidade

Renzo Lercari Carbone é um executivo com ampla experiência em cargos de máxima responsabilidade nas empresas do setor de hidrocarbonetos, gás natural e no setor imobiliário e construtivo. Natural de Lima, no Peru, desde 1996 atua na Grifosa, empresa líder na venda de varejo de combustíveis, GNV e GLP. Neste ano, será homenageado com o Prêmio Coopetrol na categoria Internacional, durante o 19º Congresso Nacional e Latino-Americano de Revendedores de Combustíveis, no dia 30 de setembro.

Desde 2014, ele está à frente da Asociación de Grifos y Estaciones de Servicio del Perú (Agesp), entidade em que ingressou como secretário em 2004 e para a qual foi reeleito presidente até o ano de 2018. Fundada em 1929, a Agesp reúne revendedores que comercializam todos os tipos de combustíveis no Peru e é responsável por representar o segmento varejista de combustíveis perante as autoridades do governo e de outras entidades sociais. Também é gerente-geral da Inversiones y Comercializacion Maka, empresa de hidrocarbonetos, e da Manuel Igreda y Julio Rios, companhia comercializadora de GNV.

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Lima, é casado e pai de Flávio, com 20 anos, e Claudio, de 18 anos.

Sobre o mercado de combustíveis do Peru, o homenageado conta que, atualmente, o país possui 4.616 estabelecimentos de venda de combustíveis líquidos, de GLP e GNV. Deste total, 2.421 postos são independentes; 656 da rede Petroperú; 585 têm a bandeira Primax; 463 são da Repsol; 405, da Pecsa; 36, da Petroamerica; 22, da Puma; 21, da Numay, e sete, da PBF. Quanto aos atuais desafios do ramo varejista peruano, Lercari Carbone destaca o crescimento em um mercado muito agressivo e expansionista com atores muito fortes. “Principalmente devido à presença do setor de distribuição sobre o segmento varejista de combustíveis”, reforça o empresário.

Além destas atividades, Lercari Carbone também foi diretor da Câmara de Comércio Italiana do Peru, diretor da Peruana de Combustibles (Pecsa), presidente da Inmobiliaria Y Constructora Vivencia (Grupo ACP), diretor da Somos Empresa (Grupo ACP), diretor da Paneles Y Construcciones (Panecons) e, atualmente, é vice-presidente da Accion Comunitaria Del Peru.

Paixão pelo automobilismo

No início da década de 90, Renzo Lercari participou de várias competições de kart. Em 1993, estreou no “Grande Prêmio Cidade de Lima”, conquistando o primeiro lugar na categoria iniciantes. A partir daí, sua paixão pelo automobilismo só aumentou e ele não se afastou mais das competições. Atualmente, Lercari participa como piloto de diversos rallys na categoria de camionetes.