Notícias

Legislação, negócios e associativismo em debate em Santa Maria

Publicidade

Cerca de 30 empresários de postos de combustíveis participaram, ontem (31), de mais uma edição do evento “Junto com o Revendedor”, promovido pelo Sulpetro, desta vez na cidade de Santa Maria. O encontro reuniu revendedores da região Central para o esclarecimento de dúvidas sobre a legislação do setor varejista de combustíveis, apresentação de oportunidades de novos negócios e as mais recentes iniciativas desenvolvidas pela entidade.

“Durante a nossa rotina, acabamos nos envolvendo com várias atividades relativas ao nosso posto, mas há outras que precisamos ter bem estruturadas e organizadas para que evoluamos”, disse o presidente do Sulpetro, João Carlos Dal’Aqua. Para o dirigente sindical, é este o papel da instituição: o de planejar ações em defesa e em benefício do segmento da revenda.

A cobrança da Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA) também foi debatida no evento pelo assessor jurídico ambiental da entidade, Maurício Fernandes da Silva. “Sempre orientamos os empresários a analisarem cada caso antes do pagamento da taxa. E este é um serviço gratuito para os associados”, destacou o advogado.

Outro tema discutido foi a fiscalização regulatória no ramo da revenda, com a apresentação de situações, no posto, em que podem ocorrer infrações múltiplas: na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), no Inmetro e no Procon. “A bomba de combustíveis é um exemplo disso”, comentou o assessor jurídico Cláudio Baethgen. Ele explicou que, se a bomba estiver em mau estado de conservação, gera uma multa no Inmetro (por equipamento fora de especificação metrológica) e na ANP (por utilização de equipamento fora de regulação metrológica). “Uma bomba que não esteja com o vistor adequado é uma infração ao Inmetro”, acrescentou o profissional.

O evento contou ainda com a demonstração de soluções aos proprietários de postos sobre como implantar a lanchonete Bob’s na região e ser o primeiro franqueado da marca no município. “Buscamos trazer rentabilidade para o posto”, destacou o gerente de Expansão da empresa na região Sul e em São Paulo, Lucas Ruppenthal. Segundo ele, o Bob’s é pioneiro no Brasil ao agregar um fast-food ao ramo de combustíveis.

Ao final da reunião, ocorreu o sorteio de uma automação de bomba modelo Horustech, no valor de R$ 10 mil. O contemplado foi o revendedor Roberto Weiss, do Posto Imigrante, de Candelária.

Também participaram do encontro os vice-presidentes do Sulpetro, Gilson Becker e Ciro Chaves.