Notícias

Encontro virtual reúne regionais de Santa Maria, Caçapava e Cachoeira do Sul

Publicidade

O Sulpetro promoveu, na tarde de hoje (26), a terceira reunião regional virtual deste ano. O encontro foi voltado para as regionais de Santa Maria, Caçapava do Sul e Cachoeira do Sul.

“Uma entidade não é nada se não tiver um propósito. E o nosso é trabalhar em prol da revenda, dos seus associados”, disse o presidente do Sindicato, João Carlos Dal’Aqua ao abrir o evento. Ele acrescentou que o setor tem diversas pautas extremamente importantes, mas que, sem uma entidade forte e representativa, elas se perdem no tempo.

O gerente de Produtos e Inovação da Linx, Thiago Piccinini, detalhou o funcionamento do PIX, método de pagamento que atingiu mais da metade das transferências bancárias em apenas seis meses de operação. “Ele entrou no bolso dos brasileiros e de muitos varejistas, até nas feirinhas de domingo”, comentou Piccinini. Ele recomendou que, com o aumento da procura pelo PIX, os estabelecimentos comerciais estejam preparados para usar a nova forma de pagamento. “Não basta somente o empresário ter na sua loja ou pista de abastecimento uma plaquinha com o PIX com o QR Code ou a chave, porque fica com a operação desintegrada e suscetível a falhas operacionais e até riscos de fraudes”, alertou. Por este motivo, sugeriu uma solução de pagamento integrada ao Ponto de Venda do posto, pois, no modelo que a Linx atua, é possível ter toda a transação integrada.

O novo sistema de indicadores de risco da pandemia de Covid-19 foi o tema abordado pelo assessor jurídico do Sulpetro, Cláudio Baethgen. “Agora, o governo do Rio Grande do Sul procurou diminuir ao máximo a intervenção do Estado na operação do município e dar maior estabilidade às relações empresariais em cada uma das regiões Covid (união das delegacias da Secretaria da Saúde)”, explicou o advogado. Ele esclareceu que o Estado decretou uma operação mínima que, para a revenda, equivale à bandeira vermelha no antigo modelo de distanciamento. “A operação de pista continua sendo considerada atividade essencial e segue havendo restrições aos municípios para que eles disciplinem sobre a atividade essencial”, destacou. Ele acrescentou ainda que, em momento algum, um município ou uma regional de saúde vai poder impor à revenda de combustíveis horário de restrição de funcionamento de postos.

Na reunião, foi apresentado pelo supervisor executivo do CIEE-RS, Douglas Aprato, o Programa Jovem Aprendiz e os diferenciais da iniciativa para os associados do Sulpetro. “Trabalhamos a prática e a teoria concomitantemente”, disse Aprato ao detalhar a atuação do CIEE no Estado, ao longo dos 52 anos. Ele adiantou que a organização está trabalhando em uma linha de formação para frentistas, curso que está em fase de desenvolvimento. “Após firmarmos nossa parceria com o Sindicato, discutimos com a área técnica a necessidade de uma capacitação voltada ao ramo de combustíveis”, relatou o supervisor do CIEE.