Notícias

Diretoria do Sulpetro debate sobre impostos, defesa econômica e ações da entidade

Publicidade

Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), reoneração dos combustíveis e leis que definem as alíquotas para diesel e biodiesel foram os primeiros temas abordados durante a reunião da Diretoria do Sulpetro, promovida na tarde de hoje (14), no formato híbrido. Os dirigentes debateram sobre monofasia na tributação e as mudanças implantadas por alguns Estados, e tiveram suas dúvidas esclarecidas pelo advogado Thiago Tobias.

O presidente João Carlos Dal’Aqua alertou sobre o cenário de indefinição quanto às questões tributárias, destacando que novas alterações devem ser divulgadas no próximo mês. Ele também falou sobre os 65 anos de fundação do Sulpetro e antecipou informações sobre a participação da entidade no Dia Sem Impostos, em que setores da sociedade realizam iniciativas para esclarecer sobre a alta carga tributária dos produtos e serviços do país.

Planos de ação que estão sendo implantados por meio do Planejamento Estratégico foram apresentados, e o diretor diretor-executivo Ailton Rodrigues da Silva Júnior ressaltou o crescimento no percentual de associações no ano passado, que chegou a aproximadamente 40% em relação ao total de filiados no ano anterior. A análise dos indicadores financeiros e o cenário normativo do segmento também foram assuntos comentados no encontro. Dal’Aqua convidou os colegas para participarem do próximo evento regional, o qual acontecerá em Estrela, no dia 28 de março.

No encerramento, o assessor jurídico Cláudio Baethgen relembrou orientações sobre a atuação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e dos Programas de Proteção e Defesa do Consumidor (Procons). Ele recomendou atenção às comunicações e aos conteúdos divulgados pelos empresários, para que as revendas estejam sempre alinhadas às normas estabelecidas.