Notícias

Diretores participam de reunião mensal

Publicidade

Na tarde de hoje (10), a diretoria do Sulpetro participou de reunião virtual que abordou, entre outros temas, indicadores orçamentários, cenário normativo do setor, redes sociais do Sindicato e os projetos de venda direta do etanol para o revendedor de combustíveis. O encontro foi conduzido pelo vice-presidente Eduardo Pianezzola e foi uma oportunidade para esclarecimento de dúvidas sobre o Pix, nova forma de pagamentos, disponível a partir do dia 16 de novembro. O chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central do Brasil e engenheiro eletrônico, Angelo Mont´alverne Duarte, palestrou para os revendedores.

Pix – “Trinta países já usam sistemas de pagamento instantâneo. O que fez o Banco Central a desenvolver o Pix foi levar um ‘choque de eficiência’. Um dos objetivos é reduzir o uso de papel-moeda, por meio da inclusão financeira”, comentou o especialista. Segundo ele, os meios eletrônicos, como cartão, TED, DOC, têm lacunas que são “atacadas” pelo Pix.

Pix é uma opção para pagamentos e transferências. Atualmente, 762 instituições financeiras estão cadastradas. Cada conta poderá ter cinco chaves se for Pessoa Física e até 20 chaves se for Pessoa Jurídica. “Todas as transações são feitas pela instituição financeira, não existe aplicativo do Pix ou site”, alertou, pois alguns fraudadores têm solicitado o acesso a um desses espaços, que não existem.

Não há uma tabela de tarifas para o Pix, isso dependerá do relacionamento comercial com a instituição financeira. Para pessoas físicas, ele não tem custo, mas a partir da 31ª operação mensal, ela poderá ser cobrada também para esse público.

Características do Pix

– Velocidade: transações acontecem em poucos segundos;

– Disponibilidade plena: não há restrição de horário;

– Multiplicidade de casos de uso: pretende abranger pagamento de varejo de forma ampliada, transações entre pessoas, para empresas e também para o governo. No próximo ano, já está previsto o pagamento de FGTS;

– Conveniência: feito por meio de QR Code ou chaves;

– Informações agregadas: é possível enviar outros dados, como número de notas fiscais ou mensagens explicativas;

– Segurança: o Pix tem uma série de dispositivos de segurança, autenticação digital e prevenção de fraudes;

– Ambiente aberto: multiplicidade de participantes, democrático e acessível.

Fonte: Chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central do Brasil, Angelo Mont´alverne Duarte.