07 07-12-2015 No dia 4 de dezembro, o Sulpetro firmou parceria ao projeto Porto Alegre Livre, que tem o objetivo de ampliar o acesso gratuito à internet na cidade. O termo de apoio institucional foi assinado pelo secretário municipal de Direitos Humanos, Luciano Marcantônio, e pelo presidente da Sulpetro, Adão Oliveira. O ato realizado na sede da Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa) foi acompanhado pelo presidente da empresa, Mario Teza, o diretor administrativo, Marco Antônio Seadi, e o chefe de gabinete, José Antônio Dias Tavares. Para espalhar wi-fi grátis pela cidade, a prefeitura está estimulando (...)
Para tentar reverter o reajuste de 157% sobre os valores da Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA), os presidentes da Fecombustíveis, Paulo Miranda Soares, do presidente do SindTRR, Álvaro de Faria, e do Sulpetro, Adão Oliveira, acompanhado do vice, Ildo Buffon, reuniram-se com a presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Marilene Ramos, na última terça-feira (24), em Brasília. No encontro, eles apresentaram cálculos, mostrando como a elevação da cobrança afetará de forma negativa a parte financeira das empresas. Em 29 setembro deste ano, todas as taxas do Ibama sofreram acréscimo, inclusive o licenciamento (...)
A Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis), tendo em vista a veiculação de diversas notícias que têm atribuído o aumento dos preços dos combustíveis aos postos revendedores, esclarece que vem ocorrendo significativos aumentos de custos, de maneira contínua, ao longo de toda a cadeia de circulação dos combustíveis, de modo bastante acentuado, desde janeiro deste ano, e os postos, que são o último ela dessa cadeia comercial, e o mais frágil deles, não devem ser responsabilizados por tais aumentos. Nos últimos meses, as elevações de preços têm penalizado os postos de combustíveis, com a diminuição de suas (...)
Combustível formulado não é sinônimo de batizado ou adulterado. Trata-se de um produto feito a partir de sobras de combustível comum, que depois são misturadas a produtos químicos para aumentar seu rendimento. A qualidade é inferior à gasolina comum, mas sua venda é autorizada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Apesar de a gasolina formulada ser a mais conhecida, etanol e diesel também podem passar pelo mesmo processo de fabricação. O problema é que o produto formulado é mais fácil de ser adulterado, já que é feito a partir da mistura de diversos elementos (como em uma (...)
Para aumentar o tempo de uso dos pneus, garantir condições de segurança dos veículos e reduzir o consumo de combustível, a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) aprovou, no dia 20 de outubro, projeto de lei que obriga os postos de combustíveis a fazerem regulagens periódicas dos calibradores de pneus. O texto (PLC 104/2014) foi apresentado pela ex-deputada Nilda Gondim (PMDB-PB), primeira suplente do senador José Maranhão (PMDB-BB). A autora observa que um pneu com capacidade para rodar 60 mil quilômetros pode ter a vida útil reduzida em um terço, se calibrado incorretamente. Afirma ainda (...)
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) identificou fraudes no mercado de instrumentação de medição fabricado pela Alla Brasil Ltda. De acordo com o Inmetro, a empresa violou a regulamentação do órgão ao falsificar certificados de verificação inicial em termômetros de vidro, densímetros de vidro e densímetros termocompensados. Por isso, o Inmetro revogou todas as portarias dos instrumentos da Alla Brasil elencados nas fraudes. A entidade também encaminhou suas análises técnicas e jurídicas ao Ministério Público para que a empresa possa ser devidamente penalizada pelas irregularidades cometidas. Desta forma, a Fecombustíveis alerta a todos os revendedores para que observem (...)