Notícias

Reajuste no preço do GNV surpreende Sindicato

Publicidade

O Sulpetro ─ Sindicato que representa os postos de combustíveis do Rio Grande do Sul ─ recebeu com surpresa o comunicado da Sulgás em que anuncia o reajuste no preço do Gás Natural Veicular (GNV) em 14,8%, a partir desta quarta-feira (1°). Segundo a empresa, “essa alteração se deve ao aumento dos preços praticados nos contratos de compra de gás natural, reflexo principalmente da elevação das cotações dos indicadores internacionais de petróleo e derivados”.

O presidente do Sulpetro, João Carlos Dal’Aqua, lamenta o reajuste no preço do GNV justamente no momento em que a comercialização do combustível está em crescimento e na mesma data em que também haverá aumento no valor da base de cálculo do ICMS sobre a gasolina. “São elevações que os postos de combustíveis não têm mais como absorver para poder manter a saúde financeira dos estabelecimentos”, disse o dirigente sindical.

Conforme dados da Sulgás, o volume de GNV vendido pela companhia, em maio deste ano, cresceu 23,88% em relação ao mesmo mês de 2017. Foram 232.713 metros cúbicos diários, sendo a maior marca alcançada neste período, desde 2012.

O Sulpetro ressalta que o mercado é livre e competitivo em todos os segmentos, cabendo a cada posto revendedor decidir se irá repassar ou não ao consumidor os reajustes, bem como em qual percentual, de acordo com suas estruturas de custo. O Sindicato, entretanto, entende ser imprescindível manter a sociedade informada para que a revenda não seja responsabilizada por alterações no preço ocorridas em outras etapas da cadeia e que, muitas vezes, são apenas repassadas pelos postos.