Notícias

Procempa apresenta projeto de cercamento eletrônico à revenda

Publicidade

Revendedores de combustíveis da Capital conheceram, na tarde desta terça-feira (15), o projeto de cercamento eletrônico em pontos estratégicos de Porto Alegre, desenvolvido pela Prefeitura municipal. Na reunião, realizada na sede do Sulpetro, o diretor técnico da Procempa, Alexandre Horn, explicou que a iniciativa busca a mobilização da cidade em ambientes privados, como postos de combustíveis, shoppings centers, garagens e estacionamentos, entre outros. “É um projeto de impacto social, de segurança para a cidade, pois irá ajudar a baixar a taxa de furto de veículos”, explicou. Ele destacou, no entanto, que a ideia não é monitorar o ambiente privado do posto. “O objetivo do cercamento eletrônico é apenas receber o retorno da câmera do estabelecimento, sem qualquer intrusão”, frisou Horn.

O sistema começou a ser desenvolvido em 2017 pela Procempa e, desde então, o os pardais vêm recebendo aprimoramentos, com a integração de câmeras com OCR (reconhecimento de placas) instalado nos equipamentos. A proposta, a partir de agora, é que os postos de combustíveis também possam ser parceiros do projeto.

Diariamente, 700 mil veículos são monitorados pelo sistema em Porto Alegre, com a emissão de 18 mil alarmes para furtos, roubos, problemas com licenciamento, clonagem e outras irregularidades. Além disso, quatro automóveis, por dia, são identificados como roubados ou furtados. As informações coletadas pelo sistema passam por triagem da Brigada Militar e Polícia Civil.

O presidente do Sulpetro, João Carlos Dal’Aqua, lembrou que, embora ainda haja a questão de custos para ser resolvida devido à necessidade de adequação das câmeras do posto ao sistema, a adesão à proposta demonstra a preocupação social da revenda em contribuir com a melhoria da segurança pública. Ele solicitou também que os postos da Capital interessados em participar do projeto entrem em contato com o Sindicato, a fim de viabilizar a iniciativa e tornar os estabelecimentos parceiros da Prefeitura nesta ação.