Institucional

O Sulpetro foi oficialmente criado em 29 de outubro de 1958, porém sua história é anterior a essa data. A entidade nasceu de uma reunião entre 22 revendedores, em 5 de novembro de 1957, na sede da Associação Profissional do Comércio Varejista de Combustíveis Minerais de Porto Alegre. Já com o esboço do futuro em mãos, Pedro Machado Moreira, presidente da Associação, defendeu, naquela assembleia geral extraordinária, a investidura sindical.

Os revendedores votaram, então, na criação e na transformação da associação em sindicato, que veio a ser oficialmente reconhecido como tal quase um ano depois (29 de outubro de 1958), sob a denominação de Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis Minerais de Porto Alegre, hoje Sulpetro - Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes no Estado do Rio Grande do Sul.

  • 2017

    Em março, a revista Posto Avançado é reformulada e passa a ter novo projeto gráfico com a inclusão de encarte especial para associados.
  • 2016

    Congresso Nacional e Latino-Americano de Revendedores de Combustíveis passa a ser bienal.
  • 2014

    Sulpetro conquista a Medalha Bronze do Prêmio Qualidade RS. Adão Oliveira é reconduzido à presidência do Sindicato. Nomenclatura do Congresso Nacional de Revendedores de Combustíveis e Congresso de Revendedores de Combustíveis do Mercosul muda para Congresso Nacional e Latino-Americano de Revendedores de Combustíveis. Sindicato volta a promover jantar em homenagem ao Dia do Revendedor.
  • 2013

    Início da primeira turma do MBA em Gestão do Varejo de Combustíveis do País. Sindicato adota nova identidade visual. Em setembro, a Expopetro torna-se Congresso Nacional de Revendedores de Combustíveis e Congresso de Revendedores de Combustíveis do Mercosul.
  • 2012

    Implantação do Planejamento Estratégico do Sindicato.
  • 2010

    Adão Oliveira assume a presidência do Sindicato.
  • 2007

    Em sua 200ª edição, no mês de maio, o jornal Posto Avançado é substituído pela revista Posto Avançado, como forma de modernizar a comunicação do Sindicato com seu público-alvo.
  • 1999

    Em 3 de dezembro, inauguração da nova sede do Sindicato e da Coopetrol em Porto Alegre.
  • 1998

    Em março, o Sindicato passa a adotar a sigla Sulpetro, para agilizar a comunicação com seus públicos de relacionamento. De 19 de outubro a 4 de dezembro, 21 diretorias regionais são eleitas por revendedores associados ao Sulpetro no interior do Estado. Aquisição da nova sede do Sulpetro e da Coopetrol, em novembro, na Rua Cel. Genuíno, 210, centro da Capital, onde estão até hoje.
  • 1997

    Instituição do Prêmio Coopetrol, uma realização que faz parte do calendário anual da Coopetrol até os dias atuais. Seu papel é reconhecer publicamente o trabalho de pessoas em favor da categoria dos revendedores de combustíveis, em três esferas: regional, nacional e internacional.
  • 1995

    Realização do I Encontro dos Revendedores de Combustíveis e Expopetro 95.
  • 1992

    Em 30 de outubro, em Porto Alegre, é fundada a Coopetrol. Também foi o ano da reforma nas instalações físicas da sede do Sindicato.
  • 1991

    Durante a realização do II Sulpetro e II Salão Gaúcho do Revendedor, de 17 a 20 de novembro de 1991, na Capital, nos salões do Hotel Plaza São Rafael, foi fundada a Claec e elaborada a Carta de Porto Alegre II, documento no qual os revendedores presentes registram a opção clara e irretocável pela liberdade de comércio, pela livre iniciativa e pelo livre mercado.
  • 1990

    Em novembro, é empossado como presidente o revendedor Antônio Gregório Goidanich.
  • 1986

    De 6 a 8 de outubro, em Porto Alegre, realização do I Sulpetro, Encontro Estadual de Revendedores de Combustíveis, no Hotel Plaza São Rafael e o I Salão Gaúcho do Revendedor.
  • 1984

    Aquisição da primeira sede própria do Sulpetro, na Rua dos Andradas, no centro de Porto Alegre.
  • 1960

    Fundada em 20 de julho de 1960, a Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis) é formada por 35 sindicatos patronais e representa os interesses de cerca de 34 mil postos de serviços que atuam em todo o território nacional.
  • 1958

    Em 29 de outubro, é fundado o Sulpetro.
  • 1957

    Em 5 de novembro, 22 revendedores reúnem-se na sede da Associação Profissional do Comércio Varejista de Combustíveis Minerais de Porto Alegre e aprovam, por unanimidade, a criação do Sindicato.

Visão de futuro 2022

Ser reconhecida como entidade de referência na liderança dos interesses do comércio varejista de combustíveis, valorizando os representados, colaboradores e parceiros, influenciando positivamente as políticas do setor.

Missão

Assegurar condições às empresas do comércio varejista de combustíveis no Rio Grande do Sul para gerar resultados, representando e desenvolvendo nossos representados.

Valores e princípios

Representatividade: Atuamos na defesa da categoria, protegendo os interesses das revendas representadas.
Ética: Demonstramos transparência e credibilidade, valorizando as boas práticas do setor.
Valorização da categoria: Atuamos com respeito, agilidade e comprometimento com os representados, investindo na sua capacitação profissional.
Sustentabilidade: Defendemos o desenvolvimento econômico e socioambiental, qualificando as relações com as partes interessadas.
Resultados: Valorizamos a excelência da gestão e a rentabilidade como fonte do progresso da categoria que representamos.

Política da qualidade

Atender às necessidades e expectativas das empresas representadas, cumprindo a missão institucional, em busca da excelência pela melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade.






Revisão 02/Data: 06/12/2016

Programa de Qualidade



  • Prêmio Qualidade RS, Medalha Bronze 2014



  • Certificado Gestão de Qualidade ISO 9001:2015

Estatuto

Confira todas as definições e organização do Estatuto da Sulpetro. O documento prevê estrutura de gestão da entidades, instâncias deliberativas, departamentos, processo eleitoral e aprovação de plano anual do Sindicato.